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Beber água de fato ajuda a emagrecer?

Será que beber água realmente ajuda a emagrecer? Aliás, quais são os segredos e as lendas da perda de peso?

Pois é sobre esses assuntos que nós vamos falar hoje.


Queremos tratar dos mitos da perda de peso e se beber água realmente é relevante para o emagrecimento.

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Porque beber água emagrece

A princípio, tomar uma bebida com zero calorias já parece um bom caminho para manter o peso ideal. Não existe uma ação direta da água na perda de peso.

Por outro lado, ela é fundamental para outros processos que ajudam a perder alguns quilos. Entenda como:

Veja também: Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Aumenta a saciedade e diminui a sensação de fome

Você sabia que muitas vezes a fome pode ser confundida com sede? Quando o corpo precisa de energia por meio dos alimentos ou inicia um processo de desidratação, manda informações ao cérebro.

As duas informações são igualmente processadas pelo hipotálamo e, por isso, essas sensações são facilmente confundidas.

Assim, beber água emagrece porque reduz a sensação de fome, diminuindo também o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia.

Além disso, a água ocupa um volume grande no estômago, ajudando a controlar o apetite. Isso funciona ainda mais, se ingerida um pouco antes das refeições.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

E em jejum? Faz bem?!

Beber água em jejum é benéfico para o organismo? Há uma crença geral de que sim, e há quem diga até que ajuda a emagrecer e a prevenir doenças.

A prática é considerada uma primeira e boa iniciativa para alcançar a hidratação diária, fundamental para o bom funcionamento do organismo, incluindo o trato gastrointestinal. 

Afinal, você já deve ter ouvido a recomendação de que se deve beber pelo menos dois litros de água diariamente ou que, na verdade, essa medida é individualizada, de 40 ml de água por quilo de peso. Se fizer atividades físicas regularmente, sabe-se até que essa recomendação pode ser ainda maior.

Beber água em jejum é um primeiro passo para atingir essa meta, e é especialmente benéfico para quem se exercita logo pela manhã.

Porém, o hábito não está diretamente associado a emagrecimento e prevenção de doenças, segundo os médicos.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Entenda os benefícios da água

O processo de emagrecimento indica que o corpo diminui seu percentual de gordura e ele pode ocorrer mesmo que a pessoa não veja diferença significativa nos ponteiros da balança.

Essa ausência de alteração na balança ocorre porque um quilo de gordura ocupa um espaço maior no corpo do um quilo de músculo. Assim, durante o processo de emagrecimento, é comum que haja mais redução de medidas do que de peso em si.

Depois de descobrir a diferença entre perda de peso e emagrecimento é hora de derrubarmos alguns mitos relacionados ao emagrecimento.

Benefícios da água

Mais benefícios de beber água

Além de auxiliar no emagrecimento, a ingestão de água também contribui para o bom funcionamento do organismo e da saúde como um todo. Confira a seguir como ela atua no seu organismo:

Enquanto nos hidrata, a água carrega consigo pequenas quantidades de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio.

Nessa etapa, quem se beneficia são os rins, que absorvem tudo o que precisam para seu funcionamento e promovem uma grande limpeza dos sais excessivos prejudiciais.

O resultado é a eliminação de substâncias não utilizadas pelo organismo e o desinchaço corporal.

Beber água é ótimo para saúde, ponto final!

Outro benefício do consumo de água se dá na regulação intestinal. Quando ingerida em grandes quantidades a água promove a hidratação das paredes do intestino, fazendo-o funcionar como um reloginho.

Beber água auxilia até mesmo no combate de problemas respiratórios, pois ajuda as mucosas corporais a produzirem secreções que eliminam micro-organismos estranhos.

Vale dizer ainda que quem bebe bastante água tem uma pele mais bonita e saudável por conta da absorção dos nutrientes. Eles são os responsáveis pelo equilíbrio e hidratação das cútis, ajudando, ainda que indiretamente, na prevenção de rugas e marcas de expressão.

 Agora você já sabe que beber água é bom sim para a perda de peso, dentre outras vantagens.

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Agradecemos a leitura e até a próxima! 

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