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Carboidratos depois das 18h engorda?

Se você começou uma nova alimentação em busca de controlar o peso então, sem dúvida, se deparou com a informação de que comer carboidratos depois das 18 horas engorda. Ou seja, aquela batata no jantar está completamente proibida.

Mas, será que é verdade? 

Existe alguma razão científica que defende este ponto de vista sobre comer ou não carboidratos depois das 18h? É isso o que nós vamos responder hoje.


Se você está atrás de uma vida mais saudável, este é o seu artigo. Vem com a gente.

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

Ficar sem carboidratos de noite ajuda a perder peso?

Lenda purinha.

Há uma crença de que jantar engorda, o que não é verdade se a pessoa souber preparar uma refeição equilibrada, composta de carnes magras, vegetais e pouco carboidrato, de preferência escolhendo os integrais.

Um comportamento bastante comum para quem tem o hábito de não jantar é ficar beliscando, ou seja, trocam uma refeição, que poderia ser completa, por torradas, excesso de frutas, lanches, salgadinhos, etc. Isso sim engorda.

Ou seja, cortar o carboidrato de vez não garante nada, o que garante é você ter uma alimentação regulada. Tem mais, pode ser que o seu corpo PRECISE de carboidratos durante a noite. Continue acompanhando o artigo que você vai entender.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Ficar sem comer não é a receita para perder peso

A fome aumenta muito quando fazemos poucas refeições e acabamos colocando no prato preparações mais gordurosas e elaboradas e em maior quantidade do que precisamos. 

Fazer cinco a seis refeições diárias acelera o metabolismo, pois estimula hormônios e enzimas para o processo de digestão, absorção e excreção dos alimentos.

Chegamos com menos fome a próxima refeição conseguindo ser mais seletivo a quantidade e qualidade dos alimentos.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Posso comer macarrão durante a noite?

Não há problema em comer macarrão durante a noite, desde que ele observe os princípios de toda a refeição saudável: quantidades moderadas, de preferência grãos integrais e acompanhado de outros nutrientes como fibras e proteínas.

Por isso, tente comer a massa com alguma carne e legumes.

O corpo digere a glicose da mesma maneira, o que pode piorar esse processo é a resistência à insulina provocada pelo excesso de açúcar em circulação durante todo o dia. 

Alguns estudos até indicam que precisaríamos de uma glicemia estável ao longo da noite para que os hormônios funcionem adequadamente e o corpo faça a restauração diária que ocorre no sono, mas isso ainda precisa ser melhor elucidado.

E só valeria para o período próximo da hora de deitar, então a janta está liberada.

Resumo: posso comer carboidratos antes de dormir? Sim ou não?

Bom, agora você já sabe que a resposta para essa pergunta é um sonoro SIM. Você pode (e deve) comer diversos alimentos antes de dormir, e os carboidratos estão entre eles.


Quando se deve evitar comer carboidratos antes de dormir? Quando o seu médico, ou o seu nutricionista, orientar.

Entretanto, cuide para ter o acompanhamento de um profissional sério, que tenha respaldo no mercado.

Há inúmeros profissionais que infelizmente só estão seguindo a moda e acabam passando orientações que não têm embasamento científico.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog.

Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

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