Voltar

Como ganhar mais força nos socos de Boxe e outras lutas

Hoje trouxemos um conteúdo especial para você que começou a treinar uma luta e sentiu que seus golpes não estão fortes o bastante. Vamos aprender como dar mais potência, força e velocidade, principalmente nos socos.

Lembrando que todas essas dicas deverão ser utilizadas durante os treinos na academia, com o acompanhamento de um profissional. 

Muito bem, vamos começar!

Tudo começa com uma boa base

Ao longo dos anos as artes marciais vêm acumulando cada vez mais técnicas e maneiras de desenvolver os golpes, contudo, uma coisa nunca deixou de ser verdadeira: a base do soco é mais importante do que a força em si.

E o que é base? É a posição do corpo (sobretudo dos pés, quadris, ombros e mãos) antes de iniciar o movimento.

Ao contrário do que a sabedoria popular acredita, um soco não é um golpe de mão, mas um movimento feito com as pernas, gerando força para ser transferida até o braço que praticamente só entrega o impacto.

O Soco começa com a força das pernas

Um golpe lançado sem o trabalho de pernas raramente vai alcançar uma potência suficiente para causar um nocaute num adulto treinado.

A base precisa estar firme, pés na largura dos ombros, posicionados um na frente do outro, formando um ângulo entre 40 e 45 graus.

Os pés ficam firmes mas com os calcanhares levemente erguidos, facilitando o deslocamento.

O peso deve ser distribuído entre as duas pernas, com um pouco mais de peso na perna de trás. Assim é possível gerar maior potência, esquivar com facilidade e não acabar fragilizado caso alguém chute sua perna dianteira.

Como iniciar o soco?

O soco será iniciado com o peso que está concentrado na perna de trás.

Então, o pé projeta o peso pra frente, rotacionando a ponta e gerando ainda mais potência. O pé de trás impulsiona, mas o da frente que se desloca com um curto passo em direção ao oponente.

Observe para onde está apontando o pé de Muhammad Ali. Antes apontava diagonal, agora direciona o movimento para frente.

Exercício para aumentar a potência do soco

Esse exercício é ideal para velocidade devido ao fato de melhorar a resistência, ao golpear com velocidade por um período de tempo você se cansa, tornando seus golpes mais lentos que do seu adversário, portanto aumentar essa resistência nos braços é essencial.

Dê golpes rápidos no saco de pancada por 15 a 25 segundos, descanse pelo mesmo período em seguida volte a socar, faça esse exercício durante 3 minutos, repita o exercício duas vezes.

Dica: faça o movimento lentamente por alguns rounds, até decorar bem o caminho das pernas, das mãos e dos quadris. Dessa forma, quando você aumentar a velocidade, o soco sairá com muito mais naturalidade.

Gostou da dica de hoje? Agora vá treinar e mostre como os seus socos estão muito mais fortes.


Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o Blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.


Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.