Voltar

Como o sono contribui no ganho muscular?

Você já deve ter ouvido a frase de que “dormir bem, faz perder peso”, pois, sabia que o sono também tem impacto direto no ganho muscular? Pois é. Dormir bem também faz você ficar mais forte.

No artigo de hoje nós vamos tratar sobre como o sono tem ligação direta com diversos benefícios para a saúde e a manutenção do corpo.

Não só isso, também queremos apontar o sono como um aliado poderoso no ganho muscular ou no controle do peso.

Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Interferência de rotina de trabalho

O ritmo atual da nossa sociedade tem se tornado cada vez mais intenso, exigindo que algumas atividades ocorram durante todo o período de 24 horas, o que aumenta a demanda de trabalhadores em turnos.

Esse tipo de ocupação, conhecida também como Shift Work, engloba tanto o trabalho permanente em horário noturno como o em turnos alternados, caracterizando qualquer trabalhador fora do horário comercial comum (entre 9 da manhã e 5 da tarde).

Quando exposto a essa condição, o indivíduo precisa estar acordado em oposição ao ciclo circadiano construído evolutivamente para o ser humano.

Portanto, modificar seus horários de sono e de alimentação os coloca em uma condição de desalinhamento circadiano ou disrupção circadiana.

Assim, essa mudança pode fazer você ganhar peso, perder peso, ganhar massa muscular, perder massa muscular, etc.

O que é o Ciclo Circadiano?

O ciclo circadiano é o ciclo de 1 dia ao qual estamos expostos. Durante o dia, a luz, e durante a noite, a ausência dela, influenciam o nosso “relógio biológico”, ditando como nosso organismo se comporta no decorrer das 24 horas que compõem o dia no nosso planeta.

É o meio pelo qual o organismo dos mamíferos (e também de plantas) se adapta à vida na Terra, cuja intervenção do Sol (e outros fatores ambientais) provocam ciclos de luminosidade e escuridão.

O relógio interno que todos nós carregamos estabelece o ritmo do nosso corpo durante o período de 1 dia, regulando nossas atividades diurnas e noturnas.

Ele determina uma série de comportamentos, como nosso horário de sono, o estado de alerta e atividade, o momento que acordamos (e também o humor com o qual despertamos pela manhã).

Mas como dormir bem faz ganhar massa muscular?

Ao fazer os exercícios, o nosso corpo fica fatigado, ocorrendo a chamada “destruição” muscular.

Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes.

Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.

Os profissionais da área apontam que apenas 30% da massa muscular é obtida por meio de exercícios físicos regulares como a musculação. Os outros 70% dependem de dieta balanceada e do repouso noturno.

Vale salientar que dormir bem não é somente em quantidade de horas, que varia de 06h a 08 para jovens e adultos.

A qualidade do sono é fundamental para proporcionar o repouso por completo, fazendo com que a massa muscular seja adquirida no terceiro estágio do sono, o sono profundo.

Prontinho, agora você já entendeu bem como o nosso sono tem influência direta na qualidade dos treinos.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog da Sooro Renner.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.