Voltar

Como perder peso sem dietas rígidas?

Será que dá para perder peso sem entrar nessa onda absurda de fazer dietas super restritivas, nem sofrer tanto assim? É sobre isso que nós vamos conversar hoje.

Como você sabe, o nosso objetivo sempre foi e sempre será trazer para você informações confiáveis sobre assuntos envolvendo alimentação de alta performance. Ou seja, prezamos pela sua saúde e sabemos que com os dados corretos você tem capacidade para se cuidar muito melhor.

E é exatamente isso o que nós faremos hoje. Não estamos aqui para combater qualquer tipo de dieta – nem os praticantes delas. Queremos apenas mostrar como é possível perder peso sem dietas rígidas. 

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura. 

Não coma o mesmo alimento muitas vezes por dia – exceto vegetais

Essa dica é especialmente importante para o consumo de carboidratos. Então, por exemplo, se você comeu torrada no café da manhã, dê preferência para outro alimento durante o café da tarde ou o jantar. 

Outra questão importante é prestar atenção ao consumo de laticínios e derivados. Se você ama comer manteiga de manhã, então prefira oleaginosas durante a noite. O mesmo vale para a manteiga de amendoim e as geléias.

A dica é: variar. Coma sempre de tudo. Tenha um cardápio variado. E claro, é bom lembrar que você pode comer os vegetais que quiser por dia, inclusive repeti-los, sem qualquer problema. 

Coma legumes no mínimo 4 vezes por semana

Essa dica vem direto do periódico European Journal of Nutrition. Se você deseja perder peso sem uma dieta rígida, precisa ao menos incluir os legumes na sua alimentação básica. 

Tenha o costume de comer legumes, no mínimo, 4 vezes por semana. Isso vai diminuir as calorias da sua alimentação básica e aumentar significativamente as suas chances de perder peso.

Claro que não adianta comer legumes 4 vezes na semana, mas depois passar os outros 3 dias comendo apenas fast-food descontroladamente. 

Lembre-se: o segredo para perder peso é a moderação. Com ela, você terá resultados rapidinho. 

Tenha uma noite de sono saudável

Descansar é imprescindível para a perda de peso. Após uma boa noite de sono você vai baixar os seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e isso terá um impacto em muitas áreas da sua saúde.


Primeiro: é comum que as pessoas comam por impulso quando estão cansadas ou estressadas. E a noite de sono pode ajudar no alívio dessa compulsão. 

Segundo: durante o sono o corpo tem inúmeras funções metabólicas responsáveis pela recuperação dos músculos e a queima das calorias. Então. É importante que você durma bem.

O que é uma boa noite de sono? Depende. Algumas pessoas precisam de 8 horas, já outras se sentem bem com números entre 6,5 e 7. Valores menores não são indicados. 

Beba um litro de água para cada 23 kg do seu peso

Aqui está outro pequeno segredinho para perder peso sem fazer dietas rígidas: beber água. E esse é um costume que algumas pessoas apenas não têm. Aliás, com a mudança do local de trabalho para o home office, muitos profissionais perderam o costume de beber água como um todo.

Manter o corpo hidratado garante que todos os seus órgãos funcionem perfeitamente. Além de tudo, o seu metabolismo fica sempre alerta e atuando bem.

Por fim, beber água também combate a gula ocasionada pelo estresse. O simples ato de encher um copo e bebe-lo até o fim pode suprir a sua necessidade de mordiscar um biscoito de chocolate, ou comer aquele bolo da geladeira. 

Acredite, os resultados são excelentes. 

Diminua o consumo de sal e dos alimentos industrializados

Por fim, como última dica para perder peso sem dietas rígidas, aconselhamos que você diminua drasticamente o seu consumo de sal, e também de açúcares processados. 

O sal, como você sabe, é um acumulador de água. Portanto, consumir em excesso pode fazer com que você sinta o corpo inchado, e isso terá um efeito negativo em diversas outras áreas da sua saúde.

Já o açúcar processado é responsável por outros tantos problemas, como o aumento de peso, o ganho de circunferência na região do abdome, a diminuição nos níveis de testosterona, a diminuição nos níveis de energia, e muitos outros.

Cortar estes dois alimentos da sua dieta – ou diminuí-los ao máximo possível – fará um favor enorme para a sua saúde. 

Leia em seguida: Soro de leite: como este ingrediente está presente nos alimentos e quais as suas vantagens

Resumo: como perder peso sem dietas super rígidas

E essas foram as nossas dicas de como perder peso sem dietas rígidas. 


Veja, sabemos que você terá que mudar os seus hábitos alimentares, e para algumas pessoas, o simples ato de diminuir o consumo de sal pode implicar em uma dieta rígida.

Contudo, você não precisa fazer todas essas coisas de uma vez. Vá mudando um hábito por quinzena. Comece diminuindo o consumo de açúcar, depois incorpore verduras na sua alimentação e vá progredindo.

Até que um dia você estará com uma alimentação saudável, balanceada e perdendo peso sem todo o sofrimento de uma dieta super restritiva.

Gostou das dicas de hoje? Então continue acompanhando o nosso Blog. Nós temos sempre notícias e novidades sobre alimentação de alta performance.


Agradecemos a leitura e até a próxima.