Óleo de coco Mitos e verdades sobre este alimento.

Se você já ouviu falar nos milhares de benefícios do óleo de coco, com certeza ficou bem interessado em aumentar o consumo deste alimento no seu dia a dia, não é mesmo? Mas você já parou para pensar quais destes benefícios são realmente verdadeiros ou não? Acesse este conteúdo completo e descubra quais os principais mitos e verdades sobre o óleo de coco

Se você é um adepto da alimentação saudável, ainda que a pouco tempo ou não, provavelmente já se deparou com alguma polêmica envolvendo determinados alimentos naturais, muitas das vezes, citando qualidades milagrosas e até alguns supostos perigos bem duvidosos, não é mesmo? 

Acontece que nenhum alimento natural está seguro contra os mitos da nutrição e com o óleo de coco não é diferente, afinal, este alimento também costuma ser erroneamente agregado, de tempos em tempos, a dietas confusas e milagrosas. 

Pensando nisso, o Blog Sooro mundo whey preparou um conteúdo completo a respeito dos mitos e verdades sobre o óleo de coco, aqui, vamos te apontar as principais atribuições dadas a este alimento e além disso, sinalizar quais são verdadeiras ou falsas. Ficou interessado? continue lendo e confira. 

Os 05 principais mitos x verdades sobre o óleo de coco

Do emagrecimento à melhora nos riscos de doenças cardiovasculares, o óleo de coco é um dos famosinhos do momento por seus benefícios, vamos conferir quais os principais mitos e verdades sobre esse alimento? 

01 – O óleo de coco substitui o azeite de oliva?

MITO – Infelizmente o óleo de coco não pode ser utilizado na substituição do azeite de oliva, simplesmente pelo fato de que estes são alimentos totalmente diferentes, com propriedades e nutrientes específicos. 

Sendo assim, o azeite de oliva, uma vez que é rico em Ômega 3, não deve ser substituído pelo Óleo de coco, que por sua vez, possui boas quantidades de vitaminas A, D, E e K. Ambos são saudáveis em suas particularidades e medidas certas. 

02 – O óleo de coco emagrece?

MITO – Outro dos mitos mais comuns sobre o óleo de coco e que são amplamente divulgadas pelas empresas de suplementações, são as suas propriedades emagrecedoras. Acontece que até o momento, não existe nenhum tipo de estudo científico, concluído ou ainda que em andamento, capaz de apontar relações entre o óleo de coco e o emagrecimento. 

Contudo, embora o alimento por si só não seja capaz de alavancar diretamente o emagrecimento, inserir ele na dieta pode te ajudar na perda de peso, afinal, se utilizado como uma alternativa para outros óleos vegetais como o de soja, girassol e canola, o óleo de coco se torna um grande aliado do emagrecimento e da dieta saudável. 

03 – O óleo de coco ajuda a prevenir doenças cardiovasculares? 

MITO –  O óleo de coco é, sem dúvidas, uma alternativa bem saudável em relação aos já citados óleos vegetais, entretanto, o óleo de coco ainda é um alimento com bastante gordura saturada e se for administrado de maneira inconsciente na dieta, aumentará exponencialmente o risco das doenças cardíacas que algumas teorias prometem que ele diminui. 

Vale lembrar que alimentos que contêm muita gordura saturada, como é o caso do óleo de coco, facilmente elevam os níveis do colesterol ruim, (LDL), que por sua vez, aumentam bastante as chances de um infarto ou até um AVC. 

04 – O óleo de coco ajuda na sensação de saciedade? 

VERDADE – Um dos benefícios reais sobre o óleo de coco e que pode ser responsável por te auxiliar no processo de emagrecimento, principalmente quando alinhado com dietas de redução do consumo de carboidratos LOW CARB, é a sua capacidade de aumentar a sensação de saciedade!

Dá-se que ao ingerir alimentos ricos em gorduras saturadas, como é o caso do óleo de coco que é composto por mais de 90% dela, é normal que o organismo desacelere o seu processo de digestão, garantindo mais tempo de saciedade. 

05 –  O óleo de coco ajuda a controlar o açúcar no sangue?

VERDADE – Por fim, o último benefício que trouxemos a respeito do óleo de coco, é que este alimento é sim, capaz de ajudar no controle das taxas de açúcar no sangue!

Acontece que com a ingestão do óleo, ocorre o atraso na transformação dos carboidratos em glicose, fazendo com que a liberação do açúcar no organismo ocorra de forma mais lenta e dosada. 

Conclusão:

Assim como diversos outros alimentos do dia a dia, o óleo de coco tem tanto suas vantagens como desvantagens, sendo que a maioria dos malefícios deste alimento ocorrem quando o consumo dele é exagerado. 

Sendo assim, mantenha sempre em mente que o equilíbrio é a chave para uma alimentação realmente saudável e um estilo de vida mais natural. 

Além disso, conte sempre com a consultoria de um profissional da área para entender quais as suas limitações quanto a determinados alimentos, dietas e planos alimentares. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.