Voltar

Por que eu retenho líquidos? Entenda as causas da retenção de líquidos

“Comecei a treinar na academia recentemente e já senti que deu uma desinchada, é que eu retenho muitos líquidos.” Já ouviu (ou disse) essa frase alguma vez? Pois é, ela é real. No artigo de hoje nós vamos explicar a ciência por trás da retenção de líquidos.

Reter líquidos nem sempre é um problema, ele é um um processo natural do corpo que garante a correta hidratação dos músculos e órgãos. Contudo, também é verdade que reter muitos líquidos pode ser sinal de uma má alimentação e de péssimos hábitos de saúde.


Vamos explicar todos eles hoje.

Então, ao entender como funciona a retenção de líquidos você pode ir atrás do corpo que tanto deseja.

Vamos começar! 

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

Retenção de líquidos negativa, existe?

Inchaço e retenção de líquido são queixas que recebemos das pessoas que acompanham o nosso blog.

Nem sempre esses problemas estão acompanhados das famosas intolerâncias e alergias alimentares, embora possam ser indicativos delas.

Se esses sintomas já não são novidade, muito se deve aos maus hábitos alimentares e de vida. Em especial os alimentos industrializados, ricos em sódio, contribuem para formar camadas acumuladas de líquido no organismo.

Assim, há quem ao se olhar no espelho acredite que está com gorduras, mas na verdade o problema é inchaço e retenção de líquido.

Existem casos em que os membros inchados chegam a doer. Normalmente, pernas, braços e pés.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Nem sempre é uma questão de hábito

Muitas vezes, o inchaço está relacionado à ingestão de alimentos ultraprocessados, como salsicha, presunto, temperos prontos, vários tipos de biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo, salgadinhos de “pacote”, dentre outros. Contribuem ainda para esse quadro o baixo consumo de água e a ingestão de bebidas alcoólicas.

A retenção de líquido também pode indicar que algo não vai bem no organismo.

A presença do inchaço nas pernas e ao redor dos olhos, por exemplo, pode ser um sintoma de doença nos rins, assim como a retenção de líquidos nas pernas, barriga e pulmões pode indicar doença cardíaca, além de outras doenças que podem estar associadas.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

O que fazer para diminuir a retenção de líquidos?

A primeira coisa é beber muita água, realmente se hidratar melhor. Se o seu corpo está retendo líquidos, é sinal de que há uma falha no seu processo de hidratação. Portanto, beber mais água irá ajudar no funcionamento correto dos órgãos e assim garantir um fluxo melhor de líquidos no seu corpo.

Feito isso, as próximas dicas, são:

  • Alimente-se melhor, focando bastante em frutas e verduras;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Abandone os alimentos processados (ou diminua em mais de 50% o consumo)
  • Mastigue bem os alimentos antes de ingeri-los
  • Diminua os alimentos ricos em sal

Pronto.


Se a sua retenção de líquidos continuar incomum, busque uma ajuda médica.

Agora você já tem todas as informações de que precisa para saber o que é a retenção de líquidos e o que fazer para evitá-la.


Quer ler mais conteúdos como este? Então, continue acompanhando o Blog.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.