Voltar

Posso substituir uma refeição pelo Whey Protein?

Posso substituir o jantar por Whey Protein? Será que posso colocar Whey em outras alimentações para aumentar os resultados? Se eu tomar mais Whey, ficarei com mais músculos? Todas essas dúvidas são reais e bem plausíveis.

Hoje vamos explicar as principais dúvidas sobre Whey Protein, principalmente àquelas do tipo “posso substituir uma refeição pelo Whey Protein?!”

Então, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.

Leia também: Os melhores alimentos para misturar com Whey Protein!

Qual é o papel do Whey Protein? 

Whey é uma fonte de proteína encontrada naturalmente no leite.

Quando o leite é misturado com enzimas coagulantes, a caseína coalha e se separa do soro. Esse soro passa por inúmeros processos, que dependem do tipo e da qualidade e da pureza do Whey.

Muito usado por fisiculturistas, atletas ou pessoas que buscam um corpo mais forte, o Whey Protein ajuda a complementar as necessidades diárias de proteínas utilizadas pelo corpo nas atividades físicas, promovendo rápido reparo muscular, com o objetivo de aumentar a massa magra e reduzir gorduras.

Entretanto, seu uso não é restrito apenas a esse grupo de pessoas.

Pessoas que queiram perder peso, ou que acabaram de fazer uma cirurgia bariátrica e não podem ingerir alimentos sólidos (super recomendado), ou ainda por idosos para a reposição de proteínas, podem consumir.

O Whey Protein é basicamente composto por proteínas, um pouco de carboidrato e quase nada de gordura.

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você?

Qual é a quantidade ideal de Whey Protein?

É indicado que pessoas pouco ativas e sem pretensão de ganho de massa muscular consumam de 1 a 1,2 gramas de proteína para cada quilo de seu peso total diariamente.

Se você busca ganho de massa magra, o ideal é de 2 a 3 gramas de proteína por cada quilo de seu peso. Estudos afirmam que não é recomendado consumir mais que 25 gramas de proteína em uma refeição, pois o conteúdo excedente não será absorvido.

Então, não utilize altas medidas de Whey Protein, pois estará apenas alimentando a ilusão de que o excesso auxiliará no ganho de massa magra.

Mas vale fazer uma ressalva.

Na refeição logo após uma atividade física muito intensa, como um treino de musculação muito pesado para ganho muscular, existe uma corrente de profissionais que defende uma maior quantidade de proteínas de uma única vez.

A quantidade varia conforme a quantidade de massa muscular que a pessoa já tem, a intensidade e tipo de exercício, se é homem ou mulher, etc. Essa quantidade pode chegar a ser de 50g de whey protein no pós-treino.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Whey não é um substituto!

Para quem está de dieta, o Whey pode parecer um suplemento excelente para reduzir as calorias e garantir os nutrientes.

Entretanto, não é recomendado que façamos isso.

Afinal, posso substituir uma refeição por Whey Protein?

Apesar de ser extremamente positivo, esse suplemento jamais poderá substituir uma refeição completa ao longo do dia, ou seja, uma dieta com Whey Protein efetiva e saudável é quando o produto complementa a sua alimentação e não substitui uma refeição, garantindo a quantidade de proteínas que seu corpo precisará após exercícios físicos mais intensos.

Veja também: Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Posso substituir o jantar por Whey Protein?

Você deve reconhecer que o seu organismo precisa de diversos nutrientes para se manter equilibrado e em funcionamento positivo.

O Whey Protein não possui todos esses nutrientes que devem constituir uma refeição, então não é indicada a substituição. Analise os horários de alimentação e una o suplemento proteico com ingredientes saudáveis, se for o caso.

Como perder peso tomando Whey Protein? Whey Protein faz engordar?

Diferentemente de como diversas pessoas acreditam, oWhey não engorda. O consumo deve ser dosado, como com qualquer outro alimento.

O suplemento proteico inclusive pode auxiliar no processo de seu metabolismo, pois músculos nutridos contribuem para o funcionamento correto do metabolismo basal. Mantenha seus músculos nutridos, seu corpo saudável e conquiste o corpo que deseja de forma segura.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

O Whey Protein ajuda a emagrecer de fato

A melhor forma de como tomar Whey Protein é após os exercícios físicos, pois é o momento em que os músculos estão necessitando de nutrientes para se regenerar.

A proteína é fundamental para a recuperação e crescimento muscular. Sendo assim, se consumida após o treino, intensificará o processo de hipertrofia muscular, principalmente se for consumido com uma combinação hiperglicêmica.

Ou seja, é melhor tomar Whey em conjunto com carboidratos bons de rápida absorção após os exercícios.

Agora que você já sabe que não deve substituir nenhuma refeição por Whey Protein, que tal continuar aprendendo sobre o assunto?


Continue lendo o nosso blog e tenha todas as informações para atingir os resultados que você tanto deseja.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.