Voltar

Tomar Whey Protein com Outros Alimentos faz Engordar? Vamos Explicar

Aí você vai na academia, treina bastante, corre nos finais de semana, muda a sua alimentação, faz tudo direitinho e ganha peso! Será que o Whey Protein está lhe ajudando a engordar? Hoje vamos sanar essa dúvida.

Vamos falar se é necessário ou não tomar Whey acompanhado de outros alimentos e quais são as vantagens e desvantagens desta prática.

Então, muito bem. É hora de começar.

Leia também: Os melhores alimentos para misturar com Whey Protein!

Por que o Whey Protein é tão importante?

Toda proteína é formada por aminoácidos, e o Whey é rico em aminoácidos chamados essenciais, que apesar de serem de extrema importância para nossa saúde não são produzidos pelo nosso organismo.

Dentre esses aminoácidos, temos a leucina, lisina, cisteína, valina, triptofano e isoleucina.

Três desses aminoácidos são do grupo BCAA, ou seja, de cadeira ramificada. Na prática, tais substâncias auxiliam a reduzir o catabolismo protéico através do anabolismo (processo de construção de proteína fundamental para nosso organismo).

Isso significa que a ingestão de alimentos e suplementos à base de proteína ajudam no ganho de força muscular.

Se pensarmos em uma pessoa que está realizando uma dieta, por exemplo, o anabolismo é extremamente importante, pois com a perda de peso é natural que massa magra também seja perdida, e a ingestão do whey protein evita justamente a perda de massa magra, extremamente importante para a manutenção das funções básicas do corpo humano.

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você?

O Whey Protein engorda?

É importante lembrar que qualquer tipo de macronutriente (gorduras, proteínas e carboidratos), quando ingeridos em excesso, certamente levará ao ganho de peso.

O corpo é capaz de consumir um número de calorias diariamente, e se sua ingestão de calorias é maior do que o que seu corpo pode gastar, você ganhará peso. Isso é inevitável. 

Pessoas que querem perder peso devem aumentar a quantidade de calorias gastas pelo corpo.

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

Entretanto, também é importante lembrar que não há estudos ou evidência científica que mostram que o Whey Protein engorda mais que outros tipos de alimentos. A questão de se esse suplemento engorda é a mesma coisa que perguntar se peito de frango ou de peru engorda.

É uma fonte de proteína quase livre de gordura. Então, em termos de calorias, é parecida com uma fonte de carboidratos e melhor que uma fonte de gordura.

No que diz respeito ao aumento de insulina e consequente acumulação de gordura, Whey Protein é muito melhor que qualquer outro alimento com carboidratos.

Desde que o whey se encaixe na sua dieta, ela não te fará engordar.

Entretanto, você deve entender que você precisa manter um estilo de vida ativo para não ganhar peso, de maneira geral.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Qual é a forma correta de consumir o Whey Protein? 

Existem diversas formas de se consumir Whey Protein, a mais popular é misturada com água logo após o treino.

Essa sugestão é sustentada, pois é o momento de maior desgaste muscular e perda de nutrientes, ao consumir uma proteína de alto valor biológico, fácil digestão e rápida absorção. Conseguimos reverter o estado catabólico, para o anabolismo.

Então fornecer todos os aminoácidos necessários para a regeneração muscular. Consequentemente aumenta o ganho de massa muscular. 

Certo, então se eu consumir Whey depois do treino eu não vou engordar, e sim ganhar massa muscular? Exato!

Veja também: Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Evite tomar Whey com frutas e jamais tome Whey com leite

Whey Protein é uma substância de rápida absorção. Ou seja, ele serve para que o seu corpo tenha uma fonte confiável de proteínas. Portanto, consumir esse suplemento com outros alimentos vai atrasar o processo.

Seu corpo vai perder tempo absorvendo os outros alimentos e isso vai diminuir o impacto do Whey. Tem mais, beber Whey com leite descaracteriza o objetivo do produto.

Ao misturar o ouro (Whey) com leite, você acaba com todo o esforço da separação. E devolve inúmeros elementos dispensáveis para a mistura, como açúcar, lactose e gordura.

E aí, gostou do artigo de hoje? Então continue acompanhando o nosso Blog.

Estamos sempre trazendo as melhores informações sobre nutrição que gera resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.