Voltar

Uso de diuréticos x suplementação: dicas para não errar

O uso de suplementação e de diuréticos é comum quando falamos de esportes de alta performance, ou quando existe a vontade de perder peso rapidamente.

Muitas pessoas pensam que a soma destes dois auxiliares pode ser muito benéfica para a saúde e ajudam a conquistar resultados com mais velocidade. Será que é verdade?

Neste artigo vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dos diuréticos e se é possível utilizá-los combinados com suplementos como o Whey Protein.

Vamos lá!

Saiba mais: Qual é o Whey certo para você

O que são diuréticos?

Os diuréticos são medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo.

Eles são utilizados para o tratamento de algumas doenças como hipertensão e insuficiência renal e cardíaca. Isso porque esses remédios intensificam o fluxo urinário, favorecendo a eliminação do sódio.

Além disso, os diuréticos são indicados para diminuir a retenção de líquido.

Tire suas dúvidas: Quanta proteína você precisa consumir por dia?

Vantagens dos diuréticos

Via de regra, os diuréticos ajudam no funcionamento dos rins e no processo de filtração. Isso significa que você irá eliminar muito mais líquidos.

O que traz, de maneira indireta, a perda de peso e o desinchamento do corpo.

Entretanto, diuréticos sintéticos (ou seja, feitos por laboratórios) devem ser ingeridos apenas sob prescrição médica.


Prefira diuréticos naturais, como as frutas, pois estes garantem um bom funcionamento do organismo, sem colocar a sua saúde em risco. 

Leia em seguida: Whey Protein e diabetes: entenda a relação entre os dois e mantenha sua saúde

 Desvantagens dos diuréticos

Junto com a água, você também perde nutrientes importantes como o cálcio, sódio e potássio, que podem trazer sintomas e doenças como cãibras, queda de pressão, tontura, fraqueza, desmaios e arritmias cardíacas.

Seu corpo é basicamente composto por gordura, músculos, ossos, líquido, órgãos e tecidos. O peso dos seus ossos, órgãos e tecidos variam muito pouco no seu dia a dia. O que pode mudar rápido é o líquido.

Posso tomar diurético junto com um Whey Protein?

Se estivermos falando de um diurético sintético, então não é indicado que seja tomado em conjunto com Whey Protein ou qualquer outro suplemento.


Já que o diurético irá acelerar o funcionamento dos rins e de todo o sistema de filtragem e eliminação de líquidos. A combinação com Whey Protein pode ser perigosa e ocasionar diarréias e até outros problemas de saúde.


Tem mais, mesmo que você não tenha nenhum sintoma grave, os diuréticos farão com o que o seu corpo metabolize os suplementos de maneira incorreta e em uma velocidade não indicada. Resultado: você estará perdendo toda a eficácia do Whey Protein ou de qualquer outro suplemento.

Note que para frutas e legumes (ou seja, diuréticos naturais) estes problemas não ocorrem e podem ser combinados com os suplementos sem problemas.

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando o Blog.


Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre nutrição que gera resultados. 

Até mais.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.