Voltar

Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

Olá, hoje nós vamos tirar uma dúvida muito recorrente para as mães que fazem uso de suplementos. Será que é permitido tomar o Whey Protein durante o período de amamentação?

Bem, este artigo vem para apresentar os dados que envolvem o Whey Protein e também todas as causas que fazem deste suplemento uma alternativa viável para muitas pessoas.

Lembrando que este não é um artigo de indicação médica. Aliás, o seu profissional de nutrição tem a palavra final sobre todo e qualquer alimento que você possa consumir. 

O que nós vamos trazer aqui são dados e informações que estão intimamente ligadas com o consumo de Whey Protein para lactantes. Entretanto, cada pessoa tem sua particularidade e caberá ao seu nutricionista indicar a suplementação ideal para o seu caso.

Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

O que é o Whey Protein?

Antes de pensarmos na possibilidade de dar whey protein para crianças, precisamos entender o que é o suplemento e como é sua fabricação. Diferente do que muitas pessoas imaginam, ele nada mais é do que um tipo de composto alimentar – como qualquer outro.

Basicamente, o nome whey protein resume o soro da proteína do leite. Um bom exemplo é a água branca que vemos no queijo. Anos atrás, ela era eliminada, até que algumas pesquisas indicaram que nela havia um altíssimo valor nutricional.

Foi através dessas descobertas que surgiu o Whey Protein, que hoje tem espaço garantido nas academias do mundo todo e faz parte da composição alimentar de quem pratica atividades físicas com frequência.

Mas será que ajudar no ganho de massa muscular é o único benefício do suplemento? Na verdade, não. Há uma série de estudos que provam a relação entre o Whey Protein e a saúde como um todo.

Nunca é tarde para começar: mais benefícios da suplementação para seniors

Uma mãe que esteja em período de amamentação pode fazer uso do Whey Protein?

Via de regra, para lactantes, existe um ponto que tem que ser salientado: 

  • Você só deve fazer uso de um suplemento se houver carência ou se sua dieta não for capaz de utilizar toda a quantidade necessária ao seu organismo daquele nutriente.

De qualquer forma, você deve procurar um Nutricionista, pois somente ele saberá calcular a sua real necessidade. Seja através da dieta ou com a utilização de suplementação também.

Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais

A necessidade de proteína para lactantes

A proteína é um nutriente que pode ser usado como parte integrante dos tecidos e promover o crescimento. Como mãe, você e seu bebê precisam de proteínas para garantir que seu corpo possa construir, reparar e manter músculos, tecido conjuntivo, pele e órgãos.

Uma quantidade suficiente de proteína ingerida após o nascimento do bebê pode fornecer a você a melhor nutrição para manter os tecidos magros, ao mesmo tempo que restaura o corpo ao normal e apoia sua capacidade de produzir leite nutritivo.

Veja também: O que são alimentos funcionais? Saiba tudo sobre este tema

Durante a amamentação, seu corpo usa proteínas para produzir leite materno e apoiar o bebê em crescimento.

Quer você seja sedentário ou um entusiasta do fitness ativo, as necessidades de proteína aumentam durante a lactação, pois é um macronutriente crítico para o desenvolvimento e crescimento saudáveis.

Um grande conjunto de evidências clínicas mostra que o aumento da ingestão de proteínas está relacionado a tempos de recuperação mais rápidos após o nascimento e retorno mais rápido ao peso pré-gravidez.

Comida tecnológica? Conheça as inovações no mercado de alimentação

É verdade que os exercícios físicos prejudicam a amamentação?

De acordo com estudos, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, a saúde materna e o desenvolvimento do bebê. Pelo contrário, as lactantes ativas têm melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar.

O importante é que as mães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros.

Agora você já entendeu que consumir o Whey Protein durante a fase de amamentação não é uma questão de sim ou não. Se trata, muito mais, de como cada mãe irá responder e quais são as características de cada pessoa.

Esperamos que este artigo tenha respondido todas as suas perguntas.


Quer saber mais sobre nutrição que gera resultados? Então, continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo notícias e novidades sobre estes temas.


Agradecemos a leitura e até a próxima!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.