Voltar

Qual é o Whey certo para você?

Você começou o seu treino e quer investir na suplementação, mas não sabe qual é o Whey Protein certo para o seu caso? Este é o artigo que vai responder essa pergunta de uma vez por todas.

Trouxemos detalhes sobre cada tipo de Whey e também quais são as indicações para consumo.

Então, vamos lá. Qual é o Whey certo para você? Fique confortável e aproveite a leitura!

Whey Protein e amamentação: é verdade que mães não podem consumir o produto?

O que é whey protein?

Trata-se, resumidamente, de um  suplemento alimentar produzido a partir do soro do leite, que acelera o ganho de massa muscular, colabora para a queima de gordura, fortalece o sistema imunológico e preserva o tecido muscular, entre outros benefícios.

Porém, não existe milagre. O consumo do whey protein deve ser associado à prática regular de exercícios físicos para que esses resultados sejam obtidos.

Muitas vezes, apesar de toda dedicação nos treinos, algumas pessoas demoram mais para colher os frutos que a atividade física pode proporcionar e acabam se desmotivando. Nesses casos, a utilização adequada do whey protein é especialmente interessante.

Tipos de Whey Protein

Praticantes de atividade física, principalmente de musculação, há um consenso de que a suplementação de whey protein ajuda no aumento de ganho de massa muscular. 

Isso de fato acontece, o whey protein estimula a síntese de proteínas musculares favorecendo o ganho de massa muscular e esse ganho é ainda maior quando combinado com um treino de musculação.  A necessidade, entretanto, de se suplementar com whey protein depende muito de fatores específicos, principalmente a dieta do atleta.

Após análise do atleta e comprovação da necessidade do uso da suplementação, resta saber qual whey protein comprar, você sabe a diferença entre eles? Existem hoje no mercado 3 tipos de whey protein: concentrado, isolado e hidrolisado. 

Primeiramente vamos entender o que é esse tipo de suplemento. Whey protein são as proteínas encontradas na parte líquida do leite talhado que após processos industriais são convertidas na forma de pó para comercialização. 

Uso do soro de leite na alimentação animal: veja como essa tendência traz resultados incríveis

Whey protein concentrado

É aquele obtido na primeira etapa de produção, geralmente contém cerca de 80% de proteína e lactose. 

É a mais barata e a mais tradicional forma de whey. A concentração de whey protein varia de 30 a 90% dependendo da forma como foi extraído e do produto, sendo o restante carboidrato (principalmente lactose) e gordura.

Quando tomar? Por ter uma absorção mais lenta o recomendado é que tome entre as refeições, ele vai evitar catabolismo (degradação das proteínas musculares) e promover um melhor anabolismo (síntese de proteínas musculares).

Whey protein isolado

Quando outras etapas de purificação são acrescidas ao processo, obtém-se whey protein isolado com conteúdo protéico acima de 90% e retirada da lactose. 

Esta forma contém concentrações de lactose e gordura extremamente baixas. Além disso, a concentração de whey protein é de cerca de 90%. A digestão e absorção desse suplemento é considerada ótima, porém o preço é mais elevado do que a concentrada.

Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica, que por sua vez permite que se alcance 95% de whey protein em sua composição. Ela é de alto valor biológico e apresenta teores extremamente baixos de gorduras e carboidratos, inclusive lactose.

Quando tomar? O mais indicado é tomar ao acordar e/ou no pós-treino, momentos em que seu corpo precisa de um aporte maior de proteína, podendo ser tomado com uma fonte de carboidrato simples para melhor absorção.

Nunca é tarde para começar: mais benefícios da suplementação para seniors

Hidrolisado

Whey protein hidrolisado é o whey protein isolada após sofrer processo de hidrólise, ou seja, a quebra da proteína em fragmentos menores, o que facilitaria a digestão e absorção.

Dentre os tipos, essa é a única forma onde a proteína sofreu hidrólise enzimática, garantindo assim a maior velocidade de absorção devido seu alto valor biológico. Contém cerca de 92% de whey protein em sua composição, porém, por necessitar muitos litros de leite para ser confeccionada, esse tipo é mais difícil de ser encontrado e os preços são muito elevados.

Quando tomar? Devido a sua absorção rápida o Whey hidrolisado tem mostrado mais vantagens se tomado no pré-treino e/ou pós-treino, assim haverá grande quantidade de aminoácidos na corrente sanguínea.

Conheça o incrível resultado da proteína na vida dos atletas profissionais    

Resumo: Qual é o tipo certo de Whey Protein para você?

Uma boa forma para saber se sua proteína é bem pura, é girar o pote e ver quanto do pó fica grudado nas paredes do mesmo, quanto menos pó ficar preso mais pura é, sinal de que não tem muitos açúcares, nem sempre é possível fazer o teste, mas essa é uma boa dica.

Saber o que está tomando, vai trazer bons resultados para seu treino.

Agora você já tem todas as informações de que precisa sobre qual é o melhor tipo de Whey Protein para o seu caso.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso Blog.


Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre nutrição que gera resultados.


Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.