Razões científicas para pular corda

Conheça as razões científicas para pular corda e veja por que essa atividade é importante para a saúde cardiovascular e outros sistemas do corpo.

Pular corda é uma das melhores atividades para a saúde cardiovascular. Além de tudo, é muito divertida e também traz benefícios para o bem-estar e até para a diminuição do estresse.

Não é atoa que em todos os filmes, quando o mocinho deseja se preparar ele então logo começa a pular corda.


Mas hoje vamos explicar para você a mecânica deste exercício. Queremos apresentar as razões científicas de pular corda e finalizar com algumas dicas básicas de como aproveitar melhor os movimentos e diminuir o risco de lesões.


Vamos lá!

Leia também: Pare de usar Whey Protein como alimento e veja os resultados

Quais são as razões científicas para pular corda?

Estudos publicados pela Superinteressante (Jan/22) mostravam que pular corda estava entre os melhores exercícios cardiovasculares. Junto com a corrida e a caminhada, a corda vem ali no top 3 atividades que trazem múltiplos benefícios.

Alguns deles são:

Melhora do condicionamento cardiovascular

Pular corda é uma forma eficaz de exercício aeróbico, que aumenta a frequência cardíaca e melhora o condicionamento cardiovascular. Estudos publicados no portal Sua Saúde (jan/2023) mostraram que pular corda regularmente pode ajudar a melhorar a capacidade aeróbica e a saúde do coração.

Queima de calorias

Ela também é uma atividade de alto impacto que queima calorias de forma eficiente. De acordo com estudos, uma pessoa de peso médio pode queimar cerca de 10-16 calorias por minuto pulando corda. Isso faz do exercício uma ótima opção para quem deseja perder peso ou manter um peso saudável.

Fortalecimento muscular

Se não bastassem as outras duas, pular corda também envolve vários grupos musculares, incluindo as pernas, glúteos, braços e ombros. A atividade regular fortalece esses músculos, ajudando a melhorar a força e a resistência muscular.

Melhora da coordenação motora

Quer melhor? Pular corda também requer coordenação entre os olhos, mãos, pés e mente. Ao praticar regularmente, é possível melhorar a coordenação motora e a habilidade de realizar movimentos rápidos e precisos.

Melhora da densidade óssea

Por fim, a prática regular de exercícios de impacto, como pular corda, estimula a formação óssea e ajuda a prevenir a perda de densidade óssea. Estudos têm mostrado que o exercício de salto pode ser eficaz na promoção da saúde óssea, especialmente em crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Saiba mais: Alimentos que melhoram o sistema imunológico

Pular corda traz benefícios até para a saúde mental

E para finalizar, além dos benefícios físicos, pular corda também pode ter impacto positivo na saúde mental. A atividade libera endorfinas, neurotransmissores que promovem sensações de bem-estar e reduzem o estresse.

Além disso, exercícios aeróbicos como pular corda estão associados a melhorias no humor e na função cognitiva. Existe um dado que mostra o rejuvenescimento do cérebro em até 15 anos, dependendo da intensidade física estudada.

Ou seja, praticar atividades aeróbicas, se não bastassem todas as outras vantagens, ainda deixa o cérebro mais jovem. 

Leia em seguida: Melhor horário para praticar corrida

Dicas para começar a pular corda

Se você deseja começar a pular corda, aqui vão alguns truques e insights que podem te ajudar: 

  • Respiração: importante focar para que a sua respiração mantenha um fluxo firme. Isso vai te ajudar a manter a ansiedade baixa, controlando melhor os movimentos.
  • Não tenha pressa: pular corda requer tempo e fazer os movimentos do Rocky Balboa levarem mais tempo ainda. Então, calma. Procure dominar o movimento antes de passar para o nível seguinte.
  • Prefira marcar o tempo: muitas pessoas gostam de praticar exercícios com base em repetições, mas no caso da corda seria importante também marcar o tempo de exercício. Procure uma combinação boa entre quantidade de pulos x tempo necessário. Prefira reforçar a velocidade dos pulos e assim desenvolver a coordenação motora.
  • Divirta-se: este é um exercício muito interessante e se você fizer com calma e foco em se sentir bem, é certo de que tirará bom proveito de pular corda.

Pronto, essas foram as nossas dicas para você que deseja pular corda.

Agora é contigo, quer saber ainda mais e melhorar os seus resultados na academia? Então, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo dos treinamentos, saúde e do condicionamento físico.

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

Sooro Renner, Nutrição que Gera Resultados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar conteúdo de seu interesse. Você pode concordar ou discordar com a coleta de cookis. Para mais informações veja a nossa Política de Privacidade.